Saúde de Qualidade: Lagoa da Canoa é o segundo município em Alagoas com os melhores indicadores do Previne Brasil

Pela primeira vez na história, Lagoa da Canoa atingiu um importante índice do Programa Previne Brasil, que mede a qualidade dos serviços oferecidos aos usuários através da Atenção Primária à Saúde. Com um desempenho final de 76,57 pontos, Lagoa da Canoa ficou com segundo lugar no estado de Alagoas no Índice Sintético Final (ISF).

Os dados foram retirados do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica – Sisab, e correspondem ao primeiro quadrimestre de 2023. Entre os pontos avaliados no trabalho realizado pela Secretaria de Saúde canoense junto à Atenção Básica estão a promoção e a proteção da saúde; a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde. Trata-se da principal porta de entrada do SUS.

Também são avaliados no ranking do Previne Brasil outros índices como a proporção de exames colpocitológicos , proporção de gestantes com, pelo menos seis consultas de pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 12ª semana de gestação, proporção de diabéticos e hipertensos atendidos e a proporção de crianças de um ano vacinadas na Atenção Primária contra doenças como tétano, difteria, hepatite B e poliomielite. A proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado é outro componente a fazer parte dos sete indicadores analisados.

De acordo com a prefeita Tainá Veiga a pontuação é o resultado de um trabalho coletivo realizado com muito zelo e competência pela equipe que faz a Saúde canoense. “Ser o segundo melhor em Alagoas é motivo de grande orgulho para todos nós, pois mostra em dados práticos, a melhora do nosso sistema de saúde nos últimos anos. Parabéns a todos os profissionais da saúde de Lagoa da Canoa pelo ótimo trabalho que vêm realizando em favor da saúde e da vida da nossa população”, frisou Tainá Veiga