Profissionais da Atenção Básica participam de treinamento sobre testes rápidos de arboviroses

No último dia 12 de março a Prefeitura de Lagoa da Canoa, através da Secretaria Municipal de Saúde e Departamento de Vigilância em Saúde, realizou o “Treinamento com foco em Arboviroses: Chikungunya, Dengue e Zika”.

A capacitação, realizada no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, foi direcionado os profissionais que fazem parte da Atenção Básica do município, a exemplo de médicos, enfermeiros, odontólogos e agentes comunitários de saúde, e teve como objetivo atualizar esses profissionais quanto as doenças e implantar os testes rápidos.

Ainda na oportunidade foi apresentado o cenário epidemiológico das arboviroses, ciclo de vida do Aedes Aegypti, sinais e sintomas das doenças e as instruções para uso e realização dos testes rápidos das mesmas.

O treinamento ainda possibilitou aos profissionais compreenderem o fluxograma de atendimento para os casos suspeitos, bem como discutir medidas e estratégias de prevenção, detecção e controle dessas doenças em Lagoa da Canoa.