Lagoa da Canoa promove capacitação para profissionais da educação sobre primeiros socorros no ambiente escolar

Em cumprimento a ‘Lei Lucas’, que tem por objetivo proteger as crianças do ensino infantil e básico de acidentes comuns que podem ocorrer em ambientes escolares, a Prefeitura de Lagoa da Canoa, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou nos dias 24, 25 e 26 deste mês uma capacitação voltada aos servidores da rede municipal de ensino e escolas particulares da cidade.

A capacitação teve como foco principal as orientações sobre noções básicas de primeiros socorros. O treinamento foi dividido em equipes nos períodos da manhã e tarde, onde os participantes receberam orientações sobre diferentes temas, entre parada cardiorrespiratória, crise convulsiva e obstrução de vias aéreas. Foram desenvolvidas atividades práticas e dinâmicas.

A prefeita Tainá Veiga esteve presente ao lado da secretária de Educação, Joana D’arque, e destacou a importância daquele momento. “Quem trabalha com educação, especialmente com crianças, deve estar preparado para eventuais adversidades e garantir que vidas sejam salvas”, afirmou Tainá.

A LEI – A Lei Lucas (13722/18) foi sancionada dia 04 de outubro de 2018 e obriga as escolas, públicas e privadas e espaços de recreação infantil a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros.

A necessidade dessa lei ficou evidenciada depois de um acidente que ocorreu com Lucas Begalli, uma criança de apenas 10 anos de idade, que perdeu a vida em um simples passeio escolar por asfixia mecânica e essa fatalidade poderia ter sido evitada se houvesse preparo sobre primeiros socorros pelas pessoas responsáveis pelo evento.