Caminhada contra abuso e exploração sexual infanto-juvenil reúne quase mil pessoas em Lagoa da Canoa

Com o objetivo de alertar, mobilizar e convocar toda sociedade na defesa das crianças e adolescentes contra crimes de natureza sexual, foi realizada nesta quinta-feira (18), em Lagoa da Canoa, a campanha “Faça Bonito: proteja nossas crianças e adolescentes”

O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, através do CREAS, teve alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado em 18 de maio.

O ponto alto da programação foi uma grande caminhada que percorreu as principais ruas da cidade, reunindo quase mil pessoas, entre crianças, adolescentes, adultos, estudantes e população canoense em geral. Com faixas e cartazes empunhados, por onde passou o grupo deixou uma mensagem de alerta aos moradores, comerciantes e motoristas sobre a importância do tema.

A caminhada contou ainda com a participação da Banda Fanfarra Municipal e a animação de palhaço perna de pau para animar o grupo e chamar a atenção dos populares. O ato foi finalizado no calçadão central com a oferta de churros, algodão doce, pipocas, sorvetes, frutas e bolo.

Autoridades também marcaram presença ao evento, entre elas a secretária de Assistência Social, Edilza Alves, diretores escolares da rede municipal e particular, integrantes da Polícia Militar, Guarda Municipal, CMDCA e Conselho Tutelar.

De acordo com a secretária, a população deve estar de olhos abertos para combater e denunciar esse tipo de crime. “Não podemos admitir que nossas crianças e jovens continuem sendo abusadas, muitas vezes dentro da própria casa. É preciso que a população esteja atenta e sempre que perceber algo estranho não se intimide e denuncie pelo 181”, alertou a secretária Edilza Alves.

O evento ainda contou com o apoio de outras secretarias, a exemplo da Saúde que encaminhou uma ambulância e técnica de enfermagem para qualquer eventualidade. A Guarda Municipal, Secretaria de Educação e Secretaria de Eventos também deram apoio ao evento.