Profissionais da Atenção Básica participam de curso sobre atualização em imunização

Ampliar o conhecimento dos profissionais da saúde no que diz respeito a importância da imunização contra doenças. Esse foi o tema do II Curso de Atualização em Imunização, realizado na última quarta-feira (28) na cidade de Lagoa da Canoa.

O curso, ofertado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, e organizado pelo Departamento de Vigilância em Saúde, foi direcionado a todos os profissionais que integram as equipes de enfermagem da Atenção Básica. As palestras foram ministradas pelo diretor de Vigilância em Saúde, Tiago Ferreira Dantas, e pela coordenadora de imunização, Laís Tavares Silva.

O evento, prestigiado pela prefeita Tainá Veiga e pelo ex-prefeito Lauro Fonseca, teve início com a Mesa Redonda: “Diálogo para Avaliação da Imunização em Lagoa da Canoa” com a participação da enfermeira da ESF, Hannah Carolina, e a técnica da Rede de Frio, Célia Pereira.

Na sequencia foram discutidas as temáticas: “Programa Nacional de Imunização”, “Fundamentos dos Imunobiológicos”, “Aspectos Técnicos e Administração da Atividade de Vacinação”, “Procedimentos para Administração de Vacinas” e “Calendário Nacional e Vacinação 2018”.

Na oportunidade foi apresentada uma retrospectiva das ações de imunização em 2018, o alcance da cobertura vacinal nas campanhas de Influenza, Poliomielite e Sarampo, bem como a ótima cobertura vacinal acumulada no período de janeiro a outubro de 2018 nas crianças menores de um ano no município.