Professores de Lagoa da Canoa participam de formação na área de robótica

A robótica educacional ou robótica pedagógica é um mecanismo que será inserido na grade curricular dos estudantes do 6º ao 9º ano das escolas José Rodrigues, Governador Luiz Cavalcante, José Lúcio de Melo (Mata Limpa) e da Creche Municipal de Lagoa da Canoa a partir do próximo ano letivo.

Nesta semana, cerca de 80 professores de Matemática e Ciências participaram de um curso introdutório de formação em robótica, onde tiveram o primeiro contato com o material a ser trabalhado. O curso foi ministrado nas dependências da Escola José Rodrigues.

O novo método de ensino atende a uma exigência da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e faz parte dos avanços conquistados pela Secretaria Municipal de Educação durante a gestão Construindo com o Povo, que tem a frente a prefeita Tainá Veiga.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Joana Darque Bezerra, o município adquiriu equipamentos na área de robótica e a empresa fornecedora se comprometeu em disponibilizar a formação aos professores.

“Hoje estamos compartilhando as informações básicas com todos os professores de Matemática e Ciências da rede municipal. Em breve será ministrado um curso ainda mais amplo, direcionado apenas a alguns profissionais, que atuarão como multiplicadores aos demais professores”, frisou a secretária.

Aumentando o interesse e a criatividade dos alunos e integrando diversas disciplinas, a robótica educacional, ou robótica pedagógica, tem despertado a atenção de professores e alunos. Nesse tipo de atividade, o aluno vivencia na prática através da construção de maquetes e robôs controlados por computador, conceitos estudados em sala de aula.

Trata-se de uma atividade lúdica e desafiadora, que une aprendizado e prática. Além disso, valoriza o trabalho em grupo, a cooperação, planejamento, pesquisa, tomada de decisões, definição de ações, promove o diálogo e o respeito a diferentes opiniões. A robótica pedagógica envolve um processo de motivação, colaboração, construção e reconstrução.