Homenagens marcam o II Encontro Cultural de Lagoa da Canoa

Na tarde desta quarta-feira (12) a cidade de Lagoa da Canoa sediou o II Encontro Cultural, que foi marcado por homenagens que evidenciaram a valorização da cultura local.

O evento, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, foi realizado no Salão de Eventos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e foi prestigiado por produtores culturais, artistas plásticos e pela comunidade em geral.

Com o tema “Cultura: uma ferramenta para o Desenvolvimento” o encontro teve como pauta principal a discussão de assuntos relacionados à cultura local, uma vez que Lagoa da Canoa é um celeiro cultural do Estado de Alagoas, com artistas que se destacaram e até hoje se destacam nacional e mundialmente.

Anfitriões do evento, a prefeita Tainá Veiga, o vice Paulo Aguiar e a secretária de Cultura, Marineide Barbosa, receberam, entre outras autoridades, a secretária de Cultura de Teotônio Vilela, Marcela Vilela, e a artista e colecionadora, Tânia Pedrosa, uma alagoana reconhecida mundialmente pela sua arte popular.

A abertura do encontro foi marcada por apresentações teatral, de capoeira e de cordel. Quatro palestras também fizeram parte da programação. Elas foram ministradas pelo padrinho da banda fanfarra Hermeto Pascoal, João Neto; pelo artista plástico Jerônimo Miranda; pela secretária de cultura de Teotônio Vilela, Marcela Vilela; e pela produtora cultural Rosana Dias.

*HOMENAGENS*

A artista Tânia Pedrosa recebeu das mãos da prefeita Tainá Veiga uma placa simbolizando a homenagem da Prefeitura e do povo canoense ao seu trabalho.

Como retribuição ao carinho do povo canoense, Tânia presenteou o Memorial Cultural Antônio de Dedé com uma de suas telas em pintura a óleo, retratando a imagem de uma canoa, que deu origem ao nome ao município.

Outra homenageada foi a artista Nilvinha, a primeira artesã mulher de Lagoa da Canoa, que iniciou sua carreira há mais de 40 anos produzindo arte em cerâmica.

Na oportunidade a prefeita Tainá Veiga elogiou a iniciativa do evento e falou sobre a importância da Cultura. “Lagoa da Canoa é um celeiro de artistas. É por isso que nossa gestão não medirá esforços no sentido de continuar apoiando a cultura e a arte local”, frisou.