Biblioteca de Lagoa da Canoa é selecionada para projeto patrocinado por Bill Gates

A Biblioteca Municipal Agnelo Rodrigues de Melo, da cidade de Lagoa da Canoa, foi contemplada com o programa Conecta Biblioteca, da Organização Não Governamental Recode, patrocinada pela Fundação Internacional Bill e Melinda Gates.

Em Alagoas, apenas Lagoa da Canoa e outros quatro municípios foram selecionados para implantar o programa, que deverá enviar consultores para capacitar os bibliotecários canoenses que darão cursos sobre temas específicos.

A notícia da seleção de Lagoa da Canoa pelo programa foi recebida com alegria pela prefeita Tainá Veiga e pela secretária de Cultura, Marineide Barbosa, que têm contribuído de forma efetiva para a transformação social e cultural do município.

“Aos poucos estamos combatendo o descaso vivido nos últimos anos pela Educação. A inclusão de Lagoa da Canoa no programa representa um avanço grandioso, pois implantaremos o verdadeiro papel de uma biblioteca, que não serve apenas para pegar livros emprestados, mas como um local de pesquisa e conhecimento. A conectividade vai atrair a juventude a freqüentar mais a biblioteca que terá uma nova ferramenta pedagógica”, frisou.

O Programa Conecta tem como principal objetivo aumentar o número de usuários nas bibliotecas públicas, especialmente os jovens, por meio de programas de preparação educacional e de trabalho que são ligados diretamente com as necessidades da comunidade, dando suporte para o aumento da sustentabilidade das bibliotecas em todo o Brasil.

O Recode é uma organização social voltada ao empoderamento digital, que busca formar jovens autônomos, conscientes e conectados, aptos a reprogramar o sistema em que estão inseridos, através do uso da tecnologia. A Organização atua em parceria com centros comunitários, bibliotecas e escolas públicas, para formar multiplicadores em sua metodologia própria, que replicam os programas para o público final.