Artistas canoense são homenageados durante desfile do Bloco Pinto da Madrugada

No último sábado (23), a arte  e a cultura de Lagoa da Canoa foram destaques durante o desfile pré-carnavalesco do Bloco Pinto da Madrugada, que arrastou uma verdadeira multidão pela orla de Pajuçara, em Maceió.

O tradicional bloco, que completou 20 anos de folia, trouxe como tema “Viva as Artes de Alagoas”, uma referência a diversidade cultural e artística do Estado, homenageando 42 artistas alagoanos, entre eles os canoenses Mestre Antônio de Dedé e o multiinstrumentista Hermeto Pascoal.

Mestre Antônio de Dedé, que faleceu em 2017, era um autodidata que atingiu o status de mestre artesão com suas esculturas em madeira expostas em todo o Brasil, obtendo destaque em diversas publicações nacionais e internacionais.

Já o outro canoense homenageado, o multiinstrumentista Hermeto Pascoal, é vencedor de diversas premiações inclusive de um Grammy Latino, o qual iniciou sua carreira musical ouvindo os sons da natureza, tocando a água da lagoa que dá nome à cidade, e tocando um pifano improvisado na infância  para os pássaros.

Para retribuir a homenagem, a prefeita Tainá Veiga, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, organizou uma grande caravana para prestigiar o desfile e seus homenageados.

“Este foi, sem dúvida, um momento de extrema importância para a cultura de Lagoa da Canoa, que mostrou a valorização e o reconhecimento da arte e dos artistas canoenses”, frisou a prefeita.