Lagoa da Canoa realiza mutirão de vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo

compartilhar

Com o objetivo de imunizar crianças contra a poliomielite e o sarampo, a Prefeitura de Lagoa da Canoa, através da Estratégia de Saúde da Família Antônio Francisco dos Santos (ESF 1) realizou no último dia 8 de agosto um mutirão de vacinação.

Na oportunidade foram vacinadas dezenas de crianças na faixa etária de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias, com a vacina Tríplice Viral (contra o sarampo, rubéola e caxumba) e VOP (contra a poliomielite). 

A ação faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo, coordenada pelo Ministério da Saúde juntamente com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.

DOSES

A VOP é ofertada na rotina da ESF em duas doses de reforço: a primeira aos 15 meses e a segunda aos 4 anos de idade. 

Em crianças, a primeira dose da Tríplice Viral deve ser tomada aos 12 meses. Aos 15 meses, a criança tomará a Tetraviral que protege contra sarampo, rubéola, caxumba e varicela. 

Para indivíduos de 10 a 29 anos recomenda-se duas doses, se não tiver tomado a vacina na infância. Dos 29 aos 49 anos, a dose é única. 

A partir dos 50 anos, o Ministério da Saúde considera que a pessoa já foi exposta ao vírus. Se você tem dúvida se está imunizado ou não, os especialistas indicam tomar de novo. Vale ressaltar que crianças com menos de 06 meses, grávidas e pacientes imunodeprimidos não podem tomar a vacina.